Ibama, PF e Funai combatem garimpo ilegal na região do Vale do Javari

Ibama, PF e Funai combatem garimpo ilegal na região do Vale do Javari

Nos primeiros quatro dias da operação, a atuação intensa dos agentes resultou na inutilização de 16 dragas de garimpo, quatro rebocadores de apoio logístico, além da apreensão de uma embarcação tipo recreio, anteriormente utilizada para abastecer os garimpeiros.

A Operação Nidaid Isquim é uma ofensiva decisiva contra o garimpo ilegal na região do rio Jandiatuba e seus afluentes, dentro do Vale do Javari, visando à proteção das comunidades indígenas isoladas, ribeirinhas e do ecossistema da Amazônia.

O órgão desempenha seu papel na estratégia de enfrentamento, conduzindo as ações de campo para inutilização de equipamentos, coleta de provas e análise dos impactos ambientais.

Durante a varredura realizada ao longo do rio Jandiatuba, de igarapés e lagos adjacentes, foram também apreendidas pequenas embarcações motorizadas e dezenas de aparelhos celulares. Esse material será encaminhado à Polícia Federal para subsidiar investigações que visam desmantelar redes criminosas envolvidas na exploração ilegal.

“Seguimos executando nosso planejamento anual com diversas operações contra o garimpo ilegal. Desde o desmonte da cadeia de fomento ao Garimpo com apreensões de combustível e mercúrio ilegal, até o combate direto. Agora já são 1266 dragas e balsas inutilizadas pelo Ibama e seus parceiros desde 2023.” destaca Joel Araújo, Superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amazonas.

As operações no rio Jandiatuba constituem ação conjunta do Ibama, Polícia Federal (PF) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e seguirá sem previsão de término.

Fonte: ASCOM/IBAMA

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *