Chile registra terremoto de 6,4 na escala Richter na região norte do país

Chile registra terremoto de 6,4 na escala Richter na região norte do país

Um terremoto de magnitude 6,4 foi registrado na sexta-feira (6/6) na região do Atacama, no norte do Chile, sem deixar vítimas, mas provocando interrupções no fornecimento de energia elétrica e pequenos deslizamentos de terra, segundo autoridades locais. 

O sismo ocorreu às 13h15 no horário local (14h15 de Brasília), a 54 quilômetros ao sul da cidade de Diego de Almagro, conforme informou o Centro Sismológico Nacional. Imagens da imprensa chilena mostraram deslizamentos de terra em áreas da cidade de Copiapó, situada a cerca de 800 quilômetros ao norte da capital, Santiago. 

De acordo com Miguel Ortiz, vice-diretor de gestão de emergências do Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres, cerca de 23 mil clientes ficaram sem energia elétrica na região. 

O presidente do Chile, Gabriel Boric, publicou uma mensagem em sua conta no X (antigo Twitter) afirmando que não há registro de vítimas até o momento e que convocou o Comitê de Gestão de Riscos de Desastres (Cogrid) para consolidar informações e avaliar os impactos do tremor

O Chile está localizado em uma das regiões de maior atividade sísmica do planeta, onde convergem as placas tectônicas de Nazca, sul-americana e Antártica. O país já enfrentou terremotos devastadores, como o de magnitude 9,5 em Valdivia, em 1960, o mais forte da história, e o de magnitude 8,8 em 2010, que foi seguido por um tsunami e causou a morte de mais de 520 pessoas.

Fonte: CORREIO BRAZILIENSE

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *